Ovos Incubação Gestação e Filhotes em Ark Survival Evolved

A atualização v234, prevista para o mês de abriu trará a segunda fase do ciclo de geração e criação de filhotes no jogo Ark Survival Evolved.

O mecanismo, originalmente chamado breeding, é um dos pontos altos do jogo! Reproduzir seus animais, ver os filhotes crescer é mesmo muito legal e útil! Os filhotes herdam atributos dos pais e com sucessivos cruzamentos é possível aperfeiçoamento genético.

No gamepedia tudo está detalhado, mas farei uma síntese e darei algumas dicas.

Nem todos os animais podem acasalar no momento, mas a fase 2 do processo expandirá o mecanismo aos demais animais.

O ciclo, assim como na natureza, difere entre ovíparos e mamíferos, mas ambos começam com o acasalamento.

Para acasalar o macho e a fêmea devem estar próximos e com a opção wandering (vagar) habilitada. Os animais devem permanecer juntos por um tempo, enquanto uma barra de acasalamento vai enchendo. Corações vermelhos piscam sobre eles durante o processo.

Há um macete para facilitar essa etapa: permanece perto dos animais apertando repetidamente a tecla "u" - o assobio para mantê-los parados. Assim eles não se afastarão e conseguirão se acasalar, dispensando a construção de um galpão de acasalamento.

Ao fim dessa etapa, as mamíferos entram em gestação e os ovíparos põem um ovo fertilizado. Começa uma contagem regressiva na fêmea para que seja possível acasalar novamente. O tempo varia de acordo com as configurações do servidor  O macho não tem restrição de intervalo para novo acasalamento,

O ovo fertilizado precisa ser chocado, isto é, mantido em certa temperatura durante o processo de incubação. O tempo e a temperatura ideal variam de acordo com as espécies. No site gamepedia há uma tabela com esses elementos - Times for Breeding.

Para começar a chocar o ovo basta jogá-lo no chão. O ovo fertilizado contém duas barras. Uma indica o tempo de incubação e a outra o tempo para deterioração.
Enquanto mantido na temperatura certa a barra de incubação avança. Para o ovo eclodir, a barra de incubação deve avançar antes da outra.
Alcançar a temperatura certa é a parte chata. As temperaturas variam de acordo com a região e com os fatores climáticos. Para aquecer é possível usar tochas e fogueiras. Para proteger do calor é possível construir abrigo. Porém, a maneira mais prática é criar uma chocadeira. Em um cômodo fechado, grande o suficiente para abrigar o seu filhote, construa de 2 a 6 aparelhos de ar condicionado. Nesse ambiente o ovo completará seu processo de incubação independentemente da variação de temperatura exterior.

A gestação dos mamíferos não requer cuidados. A fêmea consome um pouco mais de comida enquanto a barra de gestação avança.

Com a eclosão do ovo ou com o parto, inicia-se uma nova etapa do procedimento.

O filhote nasce sem dono. O primeiro jogador que o reclamar será seu dono. Os filhotes são pequenos, andam devagar (alados não voam), carregam pouquíssimo peso e precisam se alimentar rapidamente e com frequência. Para alimentá-los é preciso colocar comida no inventário do mesmo.

Algumas dicas para essa etapa:
1º O processo de incubação do ovo pode ser pausado se o ovo for colocado na geladeira. Isso é esquisito, mas funciona dessa forma no jogo. O que torna mais fácil planejar o nascimento de ovíparos do que de mamíferos.
2º Na sua chocadeira ou no local de nascimento para os mamíferos não pode haver planta x, metralhadoras ou animais, porque o filhote nasce "agressivo" e sem dono, ou seja, será alvo de ataque dessas estruturas defensivas assim que nascer.
3º O filhote nasce com as opções de seguir e vagar habilitadas. Melhor desabilitar para evitar que ele o siga, seja atacado e morra.
4º O filhote exige muita atenção e comida nos primeiro minutos de vida. Será preciso adicionar comida com frequência no inventário dele, restando pouco tempo para outras atividades. Planeje o nascimento e tenha uma geladeira abastecida para não perder tempo caçando comida, minimizando o risco de deixar o filhote morrer de fome.

O filhote passa por 3 fases de maturação 0%-10%  Baby - 10%-50% Juvenile - 50%-100% Adolescent.
Ao atingir a fase Juvenil o filhote passa a se alimentar do cocho. O pior já passou! Agora basta manter o cocho abastecido e aguardar a chegada da fase adulta.

Agora você já sabe como gerar filhotes no Ark Survival Evolved!